“Você não é mais criança”; Renato expõe bastidores do Fluminense e revela por que ‘barrou’ Thiago Silva
- 15/05/2025
Fluminense vence na Sul-Americana
Mesmo com a vitória tranquila em campo, a noite no Maracanã foi marcada por polêmica nos bastidores do Fluminense. Após o apito final, uma decisão do técnico Renato Gaúcho virou o principal assunto entre torcedores e jornalistas: a ausência de Thiago Silva. O zagueiro não foi relacionado para a partida, e o treinador não fugiu das perguntas ao fim do jogo.
Em campo, o Tricolor fez o dever de casa e venceu por 2 a 0 a Unión Española, do Chile, nesta quarta-feira (14), pela Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 10 pontos e assumiu temporariamente a liderança do Grupo F. Já os chilenos, com apenas dois pontos, estão matematicamente eliminados da competição.
Keno e Samuel Xavier marcaram os gols da vitória tricolor no segundo tempo. Na última rodada, dia 29 de maio, o Fluminense recebe o Once Caldas no Maracanã, em confronto direto pela liderança. Já o Unión Española encara o San José, no Chile, apenas para cumprir tabela.
Polêmica com Thiago Silva
Ao contrário do que vinha fazendo nas partidas fora de casa pela Sul-Americana, Renato Gaúcho optou por escalar praticamente todos os seus principais jogadores. Ainda assim, a escalação chamou atenção por uma ausência de peso: Thiago Silva.
O zagueiro estava à disposição do treinador e vinha demonstrando grande vontade de estrear diante da torcida na competição. Porém, ele foi vetado pelo treinador Tricolor, que optou por não utilizar o defensor no confronto contra o Unión Española.

“Muitas vezes, mesmo o cara bem, não pode jogar, porque está muito desgastado. Mesmo ele querendo jogar, que foi o caso do Thiago Silva. Ele queria jogar hoje. Falei que ‘não’. Veio depois de uma parada longa, está voltando agora, jogou muito bem lá contra o Atlético-MG numa grama sintética. Eu falei: ‘Thiago, você não é mais criança. Segura, para te ter inteiro domingo. Daqui a pouco vai ter outra lesão’.”, contou Renato.
Sequência do Fluminense
Com a vitória, o Fluminense assumiu a liderança do Grupo F da competição, somando 10 pontos, e agora aguarda uma derrota do Once Caldas-COL para o San José-BOL, que joga nesta quinta-feira (15), para garantir a permanência na ponta da tabela.
O próximo desafio do Tricolor será no Brasileirão Betano, contra o Juventude, já no próximo domingo (18), às 16h. O confronto acontece no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela nona rodada da competição. A equipe está em quinto lugar, com 13 pontos.