Cristiane, atacante do Flamengo, completa 40 anos; relembre a trajetória da atleta
- 15/05/2025
História de amor com o Flamengo
Cristiane Rozeira de Souza Silva, uma das maiores jogadoras do futebol feminino brasileiro, completa 40 anos nesta quinta-feira (15). A atacante do Flamengo construiu um legado inspirador no esporte, com números espetaculares em clubes e recordes na Seleção Brasileira, como o título de artilheira em Jogos Olímpicos.
A brilhante jogadora defende o Rubro-Negro desde janeiro de 2024. Os dois cultivam uma história de sucesso, com performances espetaculares e títulos. Em entrevista ao site oficial do Flamengo, Cristiane falou sobre a carreira e ressaltou o amor pelo time carioca.
“Se eu disser que não passa um filme na cabeça, vou estar mentindo. O esporte é um agente transformador e eu sou muito grata a tudo que vivo. São 40 anos, mas o fôlego tá em dia. Eu sei da minha responsabilidade. É legal demais receber tanto carinho da Nação e da torcida de outros times. É um reconhecimento e quero que, no futuro, meus filhos vejam isso e se orgulhem do que a mãe deles fez. A maturidade me trouxe muitas coisas boas e eu procuro ajudar minhas companheiras dentro e fora de campo. Quando olho pra trás e vejo o quanto o futebol feminino evoluiu, percebo que ainda há espaço para crescer ainda mais. Eu sou muito competitiva, né? A gente segue trabalhando pra colocar o esporte que tanto amamos no lugar onde tem que estar. Deixar meu legado aqui no Flamengo é fundamental”, disse a jogadora.
Na temporada atual, Cristiane tem nove gols em 16 partidas com a camisa do Flamengo. Ela também briga pela artilharia do Brasileirão Feminino, com sete tentos na competição, dois a menos que Amanda Gutierres, do Palmeiras.
Relembre a trajetória de Cristiane, jogadora do Flamengo
Cristiane nasceu em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Apaixonada por futebol e dona de um talento único, a garota passou a frequentar a escolinha em sua cidade. Em 2000, a atleta conseguiu uma vaga na equipe feminina do Juventus da Mooca.
Cristiane defendeu o Palmeiras por duas temporadas, até aceitar o desafio de jogar na Alemanha, em 2004. Lá, vestiu as cores do Turbine Potsdam e Wolfsburg. A atacante também teve uma breve passagem pelo Linkoping FC, da Suécia.
Cris retornou ao seu país em 2008, para jogar no São José e Corinthians. Nesse período, a atleta também entrou em campo no americano Chicago Stars FC. Outras experiências internacionais foram o Rossiyanka, da Rússia, Icheon Daekyo WFC, da Coréia do Sul, Paris Saint-Germain, da França, e Changchun Dazhong, da China.
No Brasil, Cristiane atuou também no Santos, Centro Olímpico e São Paulo, até chegar no Flamengo em 2024.

História de Cristiane com a Seleção Brasileira Feminina
Cristiane é um ícone da Seleção Brasileira Feminina. Ela alcançou a equipe principal depois de passar por todas as categorias de base. A atacante participou de cinco edições da Copa do Mundo (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019), sendo vice-campeã em 2007.
Além disso, a jogadora também contribuiu para as campanhas vitoriosas dos Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015) e da Copa América (2010, 2014 e 2018). Cristiane é a maior artilheira do Brasil em Jogos Olímpicos, com 14 gols. Ela conquistou duas medalhas de prata, em 2004 e 2008, além de participar das edições de 2012 e 2016.