CBF pede vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo na Libertadores e Conmebol divulga punições
- 12/04/2025
Confusão no Chile
A Confederação Brasileira de Futebol pediu, nesta sexta-feira, que o Fortaleza seja declarado vencedor da partida da quinta-feira 10 contra o Colo Colo, em Santiago, pela Copa Libertadores, em jogo da segunda rodada da competição.
O pedido aconteceu depois que dois torcedores locais morreram em uma confusão pouco antes do início do jogo. A CBF pediu à Conmebol “a vitória do Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante” nos incidentes.
Esse pedido atende ao previsto no Código Disciplinar da Conmebol, acrescentou a nota. Duas pessoas morreram em uma confusão quando diversos torcedores tentavam entrar à força, provavelmente sem ingressos, no estádio Monumental em Santiago.
Punições para o Colo-Colo
A Conmebol emitiu na noite desta sexta-feira um comunicado oficial informando punições ao Colo-Colo após a invasão de torcedores que culminou no cancelamento do jogo contra o Fortaleza, na última quinta-feira.

A mais significativa das sanções impostas pela entidade é a suspensão de forma provisória da torcida do time chileno nos próximos jogos da equipe como mandante pelo torneio continental. Essa punição já está sendo colocada como oficial e terá que ser cumprida imediatamente.
A Conmebol divulgou ainda que abriu uma investigação disciplinar para apurar as cenas lamentáveis ocorridas na partida. Dessa forma, as punições esportivas ainda serão definidas em breve pela Unidade disciplinar, que está ouvindo as partes envolvidas.
Ministério Público se pronuncia
O Ministério Público abriu uma investigação para esclarecer as causas da morte dos dois torcedores. “O que se sabe é que uma das grades esmaga esses dois jovens” e “está se investigando se alguma viatura policial teve participação na morte”, informou à imprensa o procurador Francisco Morales.